Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Domingo - 18 de Janeiro

Hugo:

Antes de comentar sobre o dia, vou tecer um pequeno comentário a respeito de algo que venho pensando a algum tempo, com a ajuda de meu grande amigo Pizza. O tema é expectativa.

Vocês já pararam para pensar no quanto a expectativa prejudica a nossa vida ? Imagine a seguinte situação: Você tem uma grande expectativa a respeito de um acontecimento qualquer. Existem duas possibilidades: Pode acontecer o que você espera, e neste caso, não foi nada excepcional, afinal, você já esperava por isso. Ou então, pode não acontecer o que você espera, o que possivelmente te causará uma frustração.

Um professor uma vez descreveu essa "teoria" de uma forma que considerei excepcional: A sua satisfação é igual ao realizado dividido pela expectativa. Ou seja, se o que aconteceu foi igual ao que você já esperava, sua satisfação foi unitária.

No entanto... Matematicamente, para um "realizado" constante, a satisfação e a expectativa são inversamente proporcionais. O que em termos práticos significa que, não importa o que aconteça, sempre quando a sua expectativa for menor, a sua satisfação será maior. Simples assim.

Isso vem bem ao caso para o dia de hoje. Ao acordar as 3 da tarde, com uma chuva que parecia estar acabando com o mundo, minhas expectativas para este dia eram as menores possíveis. Sorte a minha que me enganei profundamente...

Primeiramente, tive uma ótima companhia para o almoço, que se estendeu para um cinema. Madagascar 2. É incrível como um filme de animação consegue agradar a todas as idades. Preciso rever meus conceitos, e assistir mais filmes de animação !

Mas interessante mesmo foi ter uma oportunidade de "quebrar um gelo" e criar uma oportunidade de conquistar uma nova amiga. Apesar de recente, vejo muito potencial nessa relação. Mas como falei anteriormente, a expectativa em nada ajuda. Sendo assim, deixa rolar e vamos ver no que dá...

No início da noite, consultei meus amigos Márcio e Armênio para saber qual seria a boa da noite, mas percebi que o sábado afetou a todos nós, que só pensávamos em descansar... É, a boa era voltar para casa mesmo.

Quando achava que o dia já tinah dado o que tinha pra dar, eis que surge o "highlight": Ao chegar em casa, como sempre, pc ligado e msn logado, tive a grata surpresa de encontrar uma grande amiga que não costuma entrar no msn.

Após uma ligeira chantagem emocional, consegui convencê-la a me acompanhar para jantar. Você começa a não achar tão legal morar só quando é obrigado a sair pra jantar num domingo chuvoso, como alternativa para não se matar comendo biscoitos ou miojo...

O local escolhido foi o restaurante oriental "Grande Muralha". O preço não é exatamente o mais atraente, não dá pra jantar lá todo dia, mas a qualidade compensa. Com uma boa companhia, melhor ainda ;)

A comida estava ótima, mas melhor ainda foi a conversa, a muito tempo não tinha uma conversa tão boa e que tenha me feito sentir tão bem. É incrível como às vezes você vai seguindo a sua vida, e esquece de pequenos detalhes que fazem toda a diferença. Sou campeão para fazer isso... Mas... Vivendo e aprendendo, e procurando me tornar uma pessoa melhor a cada dia !

Um agradecimento especial a essas duas pessoas que fizeram deste um grande dia !
Márcio:
Ae,

o seu domingo foi muito movimentado. O meu foi básico: MSN + Faustão! Hehehe.
Enfim, dormi (ou tentei) às 22 horas.
Gostei muito do seu post sobre expectativa. Se for pensar por esse lado, eu fiquei só aguardando uma mensagem ontem, uma ligação que seja, mas nada do telefone tocar. Apesar que nem por isso fiquei desiludido ou triste ou sei lá o quê...Até porquê eu poderia ter ligado, mas não o fiz. Ou poderia ter mandado mensagem, que também não fiz. Não acho que mandei mal, só queria ser prudente e não me empolgar. Tudo bem! Nada como um dia após o outro.

Vamos preparando as agendas aê!! Essa semana sem sexta-feira não dá!

Abraços! Beijos!

Um comentário:

  1. Hugo,
    ao dar um pulinho aq no canto de vocês, conclui q precisamos rever a data de criação dessa teoria das expectativas e satisfações: desconfio que a patente é minha... ,)
    - E tenho inúmeras aplicações diárias dela nesses meus vinte e poucos anos, se comprovar necessário for. =]

    Ah, qt a isso de "(...) você começa a não achar tão legal morar só quando é obrigado a sair pra jantar num domingo chuvoso, como alternativa para não se matar comendo biscoitos ou miojo..." Caramba!! Nem sei pq tanto me identifiquei com essas palavras.... (Em geral, morro nos biscoitos.. hehe)


    Um abraço.!.
    Luciana Cajado

    ResponderExcluir